Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 05 de Junho 2026
Notícias/Brasil

Pesquisador do CDMF publica artigo sobre a valorização do glicerol

Trabalho foi publicado na revista Chemical Engineering Research and Design

Pesquisador do CDMF publica artigo sobre a valorização do glicerol
CDMF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O pesquisador Luiz Fernando Gorup, do CDMF, publicou seu mais recente artigo “Glycerol valorization: The effect of Cu on the HZSM5 catalyst structure and increased selectivity towards allyl alcohol” (Valorização do glicerol: O efeito do cobre na estrutura do catalisador HZSM5 e aumento da seletividade ao álcool alílico) no periódico Chemical Engineering Research and Design da Editora Elsevier, cujo fator de impacto é 3,9. 

Além de Gorup, assinam o artigo Billy Joy Vargas, Juliano Rosa de Menezes Vicentia, Edilene Deise da Silva, Alexandre H. Pinto, Cezar Augusto da Rosa e Vanessa Bongalhardo Mortola. Segundo os autores, o artigo foi elaborado com base nos conhecimentos adquiridos ao longo de anos de pesquisa no CDMF e parcerias com a Universidade Federal de Rio Grande, e os temas são abordados a partir da perspectiva dos materiais nanométricos.

O artigo apresenta como questão central a valorização do glicerol, um subproduto comum em diversos processos industriais. Através do uso de catalisadores à base de zeólida dopada com cobre, é possível transformar o glicerol em produtos de elevado valor agregado: o álcool alílico e a acroleína. O estudo demonstra um notável aumento na taxa de formação e rendimento de álcool alílico e acroleína durante a conversão de glicerol na fase gasosa. Os catalisadores à base de zeólita dopados com cobre emergem como uma opção promissora, com alto potencial para se tornarem catalisadores econômicos e eficientes. 

Publicidade

Leia Também:

Os catalisadores à base de zeólita dopados com cobre demonstram a capacidade de realizar a conversão seletiva de glicerol em álcool alílico, alcançando um rendimento de 51%. O álcool alílico, por possuir maior valor de mercado em relação à acroleína, torna-se um alvo mais atrativo. Os resultados apresentados superam substancialmente os obtidos por muitos sistemas catalíticos aplicados à desidratação de glicerol.  A melhoria na seletividade para o álcool alílico em detrimento da acroleína é atribuída à redução do óxido de cobre durante a reação do glicerol, que resulta na conversão de CuO em espécies de cobre metálico.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

 

FONTE/CRÉDITOS: CDMF
José Angelo santilli

Publicado por:

José Angelo santilli

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode anunciar classificados e muito mais!