Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 08 de Junho 2026
Notícias/Política

Aprovado projeto de lei que cria a Semana Municipal das Mães Atípicas

Proposta é da vereadora Fabi Virgílio e foi votada na sessão da terça-feira (16)

Aprovado projeto de lei que cria a Semana Municipal das Mães Atípicas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em homenagem ao Mês das Mães, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou uma série de projetos e ações parlamentares que propõem políticas voltadas ao público feminino em maternidade e seus filhos. E uma destas é o Projeto de Lei nº 132, aprovado na Sessão Ordinária da terça-feira (16).

O PL institui a Semana Municipal das Mães Atípicas, as mães que cuidam, geralmente sozinhas, de pessoas com deficiência, síndromes e transtornos que requerem mais atenção.

Este cuidado solitário muitas vezes adoece estas mães, leva à exaustão e torna todo o processo muito mais difícil, de forma que a Semana Municipal quer visibilizar as dificuldades das mães atípicas, promover uma rede de apoio mútuo e ainda oferecer ações e cuidados para todas elas.

Publicidade

Leia Também:

“As estatísticas mostram que, já em 2012, 78% dos pais de crianças com deficiência e doenças raras abandonavam as mães antes que os filhos completassem 5 anos. Consequência disso, as mulheres assumiam os cuidados com a casa, com os filhos, a responsabilidade financeira e emocional e abriam mão da vida pessoal para se dedicar 100% aos filhos”, explica Fabi.

“E aí a grande pergunta que a gente faz é: quem cuida de quem cuida? Por isso, a semana nasce para podermos olhar para estas mães que cuidam e também para cuidar delas”, fala a vereadora.

A Semana Municipal das Mães Atípicas será comemorada anualmente na segunda semana de maio com uma programação que poderá incluir reuniões, palestras, seminários, feiras e demais atividades voltadas para a valorização das mães atípicas na sociedade. “Vale lembrar ainda que as mães podem estar nas piores condições físicas e emocionais e ainda haverá pessoas acreditando que elas não estão fazendo mais do que a obrigação. E quando ‘ousam’ fazer algo para si mesmas apenas são acometidas pela culpa e autocobrança, sendo que estão no direito delas como pessoa”, reforça a parlamentar.

FABI VIRGÍLIO

Publicado por:

FABI VIRGÍLIO

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode anunciar produtos e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR