Araraquara News

Sabado, 13 de Abril de 2024

🔴 Ao vivo

Saúde

CUIDADOS DIÁRIOS EVITAM DESENVOLVIMENTO DE PROBLEMAS VASCULARES EM TRABALHADORES E ESTUDANTES À DISTÂNCIA

Multi Comunicar
Por Multi Comunicar
CUIDADOS DIÁRIOS EVITAM DESENVOLVIMENTO DE PROBLEMAS VASCULARES EM TRABALHADORES E ESTUDANTES À DISTÂNCIA
Imagem de freepik
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram

O trabalho home office e o ensino à distância estão cada vez mais crescentes no mercado, principalmente entre jovens e adultos. Este têm se transformado em um estilo de vida que requer cuidados para evitar o desenvolvimento de doenças vasculares, como as varizes e a trombose. Afinal, permanecer muito tempo em uma única posição, como por exemplo sentado de frente ao computador ou em pé o tempo inteiro, pode ser extremamente prejudicial à saúde. 

O cirurgião vascular, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Josualdo Euzébio Silva, explica que as varizes apresentam várias origens, como a genética, o envelhecimento e esse costume/necessidade de ficar em uma posição específica, comprometendo a circulação com a retenção do líquido, que não consegue fazer todo o percurso nos membros inferiores para retornar ao coração. O sangue parado aumenta a pressão, provocando inchaço, sensação de cansaço e, claro, deixando as pernas repletas de linhas azuis arroxeadas por sua extensão. A presença de varizes ainda eleva o risco para o desenvolvimento de outras condições, como eczemas, hemorragias, dermatite, úlceras e trombose.

O sangue acumulado pode coagular - formando a trombose - que afeta ainda mais a circulação, naturalmente mais lenta pelo caminho a ser percorrido. O risco da trombose está na evolução para a embolia pulmonar, momento em que o coágulo se desprende da origem e segue em direção aos pulmões. Os sinais de alerta são a falta de ar, dor no peito, ritmo cardíaco acelerado, palpitações, sudorese, tontura, desmaios e tosse seca, às vezes, acompanhada de sangue.  

Leia Também:

Josualdo afirma que adeptos da modalidade à distância devem adotar alguns hábitos para prevenir esses problemas. Primeiro, é preciso se movimentar ao longo do dia, sendo possível iniciar o processo, mesmo sentado, balançando as pernas para frente ou para trás, assim como apoiar ambos os pés no chão e levantar os calcanhares, sem tirar a ponta dos dedos do solo, movimentando assim, as panturrilhas, consideradas o segundo coração.

Contudo, também é necessário se levantar e andar. Dessa forma, fazer pausas durante o expediente para caminhar, mesmo que seja para ir à cozinha ou banheiro, são benéficas para a circulação. Todos devem optar por praticar atividade física no tempo livre, existem diversas modalidades, sendo algumas das mais recomendadas, a caminhada, ciclismo, musculação e as atividades aquáticas, como natação e hidroginástica.

Caso a sensação de incômodo persista e/ou os primeiros sinais estejam visíveis, é importante consultar um cirurgião vascular para análise da condição. As mulheres, por exemplo, são as principais vítimas dessas causas, principalmente, devido à gravidez e o uso de medicamentos à base de hormônios.

O especialista avalia cada caso e recomenda um tratamento, podendo ser atividade física, prescrição de medicamentos, como anticoagulantes, além do uso de meias de compressão, indicadas até mesmo para a prevenção. Já a cirurgia, só é recomendada para os casos mais avançados.

Comentários:

🚀 Aumente vendas e reforce sua marca! Anuncie aqui, alcance mais clientes