Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 30 de Abril 2026

🔴 Ao vivo

Notícias/ANews

Uma referência de 70 anos no desenvolvimento da indústria

Artigo

Uma referência de 70 anos no desenvolvimento da indústria
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

                                                  Rafael Cervone*

                                     Bruno Franco Naddeo**

 

Publicidade

Leia Também:

O Ciesp Araraquara, criado em 1954, comemora 70 anos em 20 de fevereiro, prestando relevantes serviços, atendendo e defendendo os interesses das indústrias da cidade e de outros 16 municípios de sua jurisdição: Américo Brasiliense, Borborema, Candido Rodrigues, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibitinga, Itápolis, Jaboticabal, Monte Alto, Nova Europa, Novo Horizonte, Rincão, Santa Adélia, Santa Lúcia, Tabatinga e Taquaritinga.

A regional representa um conjunto muito plural de empresas, abrangendo fábricas de peças automotivas, alimentação, bens de capital, químicas, fertilizantes e têxteis. Toda essa diversidade evidencia o potencial da região. A entidade é uma forte referência e proporciona apoio significativo a esse parque fabril, no qual boa parte dos negócios é conduzida por famílias. O suporte que oferecemos minimiza as diferenças relativas aos portes das plantas, possibilitando que todas exercitem seu potencial competitivo.

Considerando a relevância socioeconômica do setor, o trabalho do Ciesp Araraquara também é importante para a população da região. Afinal, a indústria de transformação tem fator multiplicador de 2,15. Isso significa que, a cada R$ 1,00 que produz, são gerados R$ 2,15 na economia. Paga os maiores salários e representa 67% dos investimentos brasileiros em pesquisa e desenvolvimento, além de agregar valor à pauta de exportações. É fundamental, portanto, para que o Brasil ingresse num círculo virtuoso de crescimento sustentado.

O Ciesp está na região para ajudar a indústria a cumprir seus propósitos e compromissos com a sociedade e ajudar as empresas a resolverem todo tipo de problema, por meio de ferramentas e pessoal capacitado. Temos os melhores caminhos para agilizar o alcance de resultados e buscamos soluções para os desafios enfrentados pelo setor, inclusive, se necessário, promovendo movimento para a modernização da legislação, de maneira ética e transparente.

No sentido de que tenhamos cada vez mais capacidade de mobilização e articulação, precisamos nos manter coesos. A sinergia fortalece e proporciona mais recursos, projetos e soluções em favor do setor, sem intermediários. Cabe reiterar: indústria unida, Brasil mais forte. Esta é a marca do grande parque industrial paulista, e um dos capítulos decisivos dessa trajetória começou a ser escrito há 70 em Araraquara, com a criação da Diretoria Regional do Ciesp.

A década de 1950 ficou conhecida como Anos Dourados. O Brasil passava por profundas transformações, impulsionadas pelos avanços tecnológicos. Foi naquela época que surgiu o Ciesp Araraquara, numa iniciativa da família Lupo. Por estar situada no coração do Estado, em um ponto estratégico que conecta a Capital a locais mais distantes, a Morada do Sol atuou como uma correia de transmissão para difundir a vitalidade do setor.

Para isso, contribuíram grandes empreendedores araraquarenses, pessoas à frente de seu tempo, que fizeram da cidade um polo de desenvolvimento e abriram caminho para a evolução das fábricas, até chegar à era da sua digitalização. A indústria 4.0 utiliza automação avançada para revolucionar o desempenho das empresas, deixando as tarefas repetitivas ao cuidado das máquinas, para que os humanos foquem atividades mais complexas e criativas.

Com soluções mais inteligentes e dinâmicas, há mais eficiência operacional e melhores soluções para a produção sustentável. O Ciesp Araraquara tem desempenhado papel relevante nessa transição, provando que a tecnologia e a indústria podem e devem continuar avançando lado a lado. Atraindo empresas e estimulando o crescimento fabril na região, a entidade tornou-se um farol para os empreendedores, abraçando a constante inovação. E nossa jornada de 70 anos continua, porque a evolução jamais para. Seguimos juntos escrevendo essa história.

*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

**Bruno Franco Naddeo é o diretor-titular do Ciesp Araraquara.

Maricy Celebroni

Publicado por:

Maricy Celebroni

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR