Araraquara News

Domingo, 19 de Janeiro de 2025

🔴 Ao vivo

Saúde

VERÃO COM ALTAS TEMPERATURAS ESTIMULA OCORRÊNCIAS DE CONJUNTIVITE E OUTROS PROBLEMAS OCULARES

Multi Comunicar
Por Multi Comunicar
/ 83 acessos
VERÃO COM ALTAS TEMPERATURAS ESTIMULA OCORRÊNCIAS DE CONJUNTIVITE E OUTROS PROBLEMAS OCULARES
Freepik
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Participe do nosso grupo no WhatsApp
Siga-nos no Instagram

Algumas doenças e infecções são comuns durante o verão e, por isso, é importante ter alguns cuidados diários para manter a saúde ocular e evitar incômodos.  O adenovírus é bastante conhecido e um de seus principais efeitos ocorre na visão, provocando a conjuntivite. A condição acontece o ano todo, porém, é mais frequente durante o verão, devido às altas temperaturas. Os vírus e bactérias precisam do calor para se desenvolverem e, por isso, quanto mais quente e úmido é o local, melhor será para os microrganismos.

De acordo com a diretora do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, Juliana Guimarães, a patologia atinge a membrana conjuntiva, responsável por envolver o globo ocular e a parte interna das pálpebras, sendo facilmente transmitida pelo contato com pessoas ou objetos contaminados.

Os principais sintomas da condição são os olhos de aparência vermelha, o inchaço, lacrimejamento, coceira, a sensação de areia, visão borrada, sensibilidade à luz e secreção de cor amarelada, podendo ser tão intensa, a ponto de grudar as pálpebras. A situação é comum entre crianças, sobretudo, aquelas no   início da fase escolar, dos primeiros meses de vida aos dez anos, devido ao contato com outras crianças que podem estar contaminadas com o vírus e ausência de higiene.

Publicidade

Leia Também:

A combinação de calor e umidade com multidões em praias e piscinas são consideradas situações de risco, sendo necessários alguns cuidados para prevenir infecções. Primeiro, é importante sempre utilizar óculos de natação ao nadar ou mergulhar, impedindo a água e quaisquer microrganismos ou sujeiras de entrarem nos olhos e causarem problemas, como conjuntivite, irritação e ceratite.

Juliana explica que em caso de contaminação, deve-se lavar os olhos com água filtrada ou  fervida, ou com soro fisiológico, aplicando compressas de água gelada e trocar toalhas e fronhas diariamente, evitando exposição à luz do sol. 

A automedicação é uma ação a ser evitada e deve-se consultar um oftalmologista para avaliação e indicação de tratamento adequado, usando pomada ou colírios com antibióticos. O uso inadequado de remédios agrava a situação.

Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Araraquara News no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar