Aguarde, carregando...

Terça-feira, 19 de Maio 2026
Notícias/Brasil

Polícia Federal desarticula rede de tráfico internacional em Santa Catarina

Ação apreendeu 4,6 toneladas de cocaína e resultou no bloqueio judicial de R$ 646 milhões pertencentes ao grupo criminoso

Polícia Federal desarticula rede de tráfico internacional em Santa Catarina
© Polícia Federal
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Federal iniciou a Operação Tirocinium nesta terça-feira (19) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa focada no tráfico internacional de entorpecentes. A ação, que também combate a lavagem de dinheiro, ocorre simultaneamente em dez cidades de Santa Catarina, além de pontos no Paraná e Minas Gerais, para frear o escoamento de cocaína.

As atividades operacionais estão concentradas em municípios como Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú e São Francisco do Sul. No estado do Paraná, as buscas ocorrem em São José dos Pinhais, enquanto Uberaba é o alvo em Minas Gerais.

Ao todo, a corporação cumpre 18 mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão. Além disso, foram determinadas quatro medidas de monitoramento eletrônico para os suspeitos envolvidos na estrutura logística do grupo.

Publicidade

Leia Também:

A estratégia da PF foca na descapitalização da quadrilha, com o sequestro de 36 imóveis e o bloqueio de contas bancárias de 35 investigados. O valor total de ativos financeiros congelados pela Justiça pode chegar a R$ 646 milhões.

As investigações apontam que os criminosos utilizavam a infraestrutura dos portos catarinenses para enviar cargas para o continente europeu e africano. No decorrer do inquérito, foram confiscadas 4,6 toneladas de entorpecentes e um arsenal composto por fuzis, granadas e uma metralhadora calibre .50.

O grupo mantinha um sofisticado sistema de lavagem de capitais, operando por meio de empresas de fachada e transações comerciais fictícias. Esse mecanismo permitia a reinserção de lucros ilícitos no sistema financeiro formal de maneira camuflada.

Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Histórico da Operação Tirocinium

De acordo com a Polícia Federal, as investigações foram abertas em 2023 após seguidas apreensões em zonas portuárias de Santa Catarina. Esses flagrantes ajudaram a mapear a hierarquia e o alcance global da organização.

Os indivíduos presos serão levados ao sistema penitenciário regional, permanecendo à disposição da Justiça Federal em Itajaí para o prosseguimento das etapas processuais.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR